Um anúncio criado pelo publicitário Sérgio de Paula, da agência Nave, foi estampado na capa do jornal carioca Correio da Manhã desta segunda, 03/2022, com o título “Pesquisas perdem no primeiro turno”.
A oportunidade era reforçar o editorial do jornalista Claudio Magnavita, editor do Correio, criticando as disparidades “absurdas” entre os números divulgados por institutos como Ipec (ex-Ibope), Datafolha e outros, que chegaram a indicar a possibilidade de vitória do ex-presidente Lula já no primeiro turno da disputa.
Como se viu, Lula perdeu de tal modo em São Paulo, ao contrário das previsões, que o candidato bolsonarista Tarcísio ficou 12 pontos à frente de Haddad, levando a solução local ao segundo turno, assim como ocorreu em nível nacional.
Aliás, as críticas aos desacertos dos institutos de pesquisa nesta eleição de 2022 estão sendo tantas que, radicalizando, o líder do governo na Câmara, o deputado Ricardo Barros (PP-PR), anunciou que apresentará um projeto de lei que criminaliza o erro nas pesquisas eleitorais.
Ainda em cima do tema, o publicitário Mario Marques está divulgando a todos os seus contatos que seu instituto de pesquisas Prefab Future foi o único a prever a vitória de Claudio Castro no primeiro turno no Rio de Janeiro. Na sexta-feira, 30/09, inclusive, o jornal Diário do Rio reproduzia a informação da Prefab de que Castro teria 53% dos votos válidos, enquanto o Ipec dava 47% e o Datafolha 44% para o atual governador fluminense, apostando em prorrogação da decisão. Claudio Castro chegou a quase 59%.